Blog da Joie

« Voltar

Conheça as tradições de casamento pelo mundo

Mapa mundo com uma bússola em cima. Conheça as tradições de casamento ao redor do mundo no blog da Joie Decor!

18 de dezembro de 2017 . Por Joie

As cerimônias de casamento são umas das celebrações mais ricas em tradições, simbolismos e significados e estão presentes em todas as culturas ao redor do mundo. Cada religião, crença e costume guia as tradições de casamento de uma forma, as quais nem sempre nos são familiares e podem causar certa estranheza.

Curiosas, bizarras e românticas, as tradições de casamento são as mais diferentes pelo mundo. Em alguns países e culturas a cerimônia pode ser bem parecida, principalmente por conta da religiosidade que permeia o ato de casar, mas as particularidades tem sempre o mesmo fim: levar felicidade ao casal.

 

Tradições de casamento na França

 

A chamada La Soupe dos franceses foi por um bom tempo uma mistura dos restos da festa juntados pelos amigos dos noivos, que invadiam o quarto deles e os faziam beber aquilo. Uma delícia (só que nunca!).

Hoje em dia a tradição mudou (ainda bem) e o conteúdo não passa de chocolate, champanhe ou até os dois juntos servidos num urinol.

 

Tradições de casamento na Itália

 

Casamento italiano é sinônimo de fartura, no qual todos os convidados se sentam em torno de uma mesa para desfrutar de muita bebida e comida. A mamma italiana entrega o buquê, escolhido pelo noivo, como gesto de aprovação.

Os convidados, inclusive, são muitos, e todos querem cumprimentar os noivos pelas bodas, jogar confetes que simbolizam saúde, riqueza, felicidade, longevidade e fertilidade e fazer uma grandiosa chuva de arroz, lembrando o ditado italiano “sposa bagnata, sposa fortunata” (esposa banhada é esposa com sorte).

A noiva, por sinal, deve usar um objeto novo, que simboliza sua nova vida; um objeto antigo, para que não esqueça suas raízes; um objeto emprestado por uma pessoa querida e próxima do par; um presente e um acessório azul, que simboliza pureza e sinceridade. Sim! É da Itália que vem essa tradição.

 

Tradições de casamento na Espanha

 

A vida a dois exige partilha e, para simbolizar isso, o par deve fazer a troca de “arras”, como são chamadas as treze moedas entregues de presente um para o outro durante a cerimônia.

As arras geralmente são passadas de geração em geração e os noivos as entregam em mãos durante a cerimônia, firmando um compromisso de não deixar que falte nada na vida a dois e compartilhar tudo. As moedas podem ser de ouro ou prata e simbolizam os 12 meses do ano. O número a mais representa a generosidade.

E por falar em generosidade, a noiva deve presentear alguém especial com o buquê, como forma de transmitir a sorte e felicidade daquele dia para uma pessoa querida.

 

Tradições de casamento na Alemanha

 

Existe uma festa informal chamada Polterabend na cultura alemã, que é oferecida pelo casal aos convidados e família uma noite antes do casamento.

Neste dia eles devem trazer louças de porcelana e quebrá-las. Após a bagunça os noivos devem limpar os cacos do chão como símbolo de um trabalho em união.

 

Tradições de casamento árabes

 

Se existe um povo que sabe festejar, esse povo é o árabe! Ao invés de jogar arroz nos noivos ao fim da cerimônia, os convidados fazem uma grande roda em torno do casal enquanto dançam e cantam com os recém-casados no meio. Os noivos, inclusive, já entram na cerimônia com muita música e dança.

Os convidados usam trajes luxuosos e cheios de brilho para atrair prosperidade e fortuna para o casal e é muito comum presentear a noiva com joias. A tradição ainda reforça o uso de tatuagens de hena nas mãos e pés das noivas, que simbolizam o amor e a alegria.

 

Tradições de casamento no Congo

 

Se o dia do casamento é o mais feliz da vida do casal, é bom disfarçar toda essa alegria.

No Congo, os noivos não podem sorrir e muito menos rir um para o outro durante a cerimônia, pois o casamento é levado muito a sério e essas atitudes podem demonstrar que o casal não entende o passo que está dando na relação – consequentemente, eles são vistos com maus olhos.

 

Tradições de casamento na África Naasai

 

A nação Naasai, que envolve o Quênia e Tanzânia, tem como tradição o pai da noiva cuspir em sua cabeça e seios. Depois ela deve caminhar sozinha em direção à sua nova casa sem olhar para trás, pois acredita-se que, olhar para trás, vai se transformar em pedra.

Durante o percurso, a moça é insultada pelas mulheres da família do noivo, mas isso não é ruim! É uma forma de proteger o casal do azar e dos maus espíritos, segundo os cânones sagrados desta tribo.

O casamento se consuma quando um boi entra na cabana do novo casal conduzido pela mãe da noiva e, ali mesmo, é sacrificado.

 

Tradições de casamento na Índia

 

Uma das tradições de casamento mais particulares é essa. As celebrações duram de três a cinco dias, mas a cerimônia em si varia entre duas e três, sempre no último dia.

Na cultura indiana, o noivo chega ao seu casamento em um cavalo com turbante e espada em punho para anunciar o casamento. A noiva não pode usar branco, pois a cor representa a morte e luto. O irmão mais novo do noivo joga as flores sobre os noivos para os proteger do mal.

 

Tradições de casamento no Japão

 

No país oriental, os noivos bebem nove goles de saquê para reforçarem o casamento. Ao primeiro gole já estão casados – ou seja, não pode pensar em desistir lá pelo segundo ou terceiro copo. O casamento japonês é tão rico em simbologias que já falamos especificamente sobre ele aqui no blog! Você pode ler clicando aqui.

 

E, para completar, veja nosso artigo sobre as simbologias do casamento grego!

« Voltar

Comentários

× Como posso te ajudar?