Blog da Joie

« Voltar

Simbologia da cores: Qual escolher e por que?

30 de maio de 2019 . Por admin

A simbologia das cores é utilizada por diversas áreas para transmitir as mais distintas ideias e sensações através de suas combinações e colocações. O marketing, a arquitetura e o mercado de eventos são alguns exemplos de esferas que utilizam-se da simbologia, seja para planejar o cômodo de uma casa, criar a identidade visual de uma marca ou montar a decoração de uma festa (de casamento, aniversário ou corporativa).
 
Com isso, colocamos abaixo os significados de algumas cores populares para te ajudar na hora de pensar na paleta de seu evento, de acordo com a impressão que pretende transmitir.
 
Azul
 
Cor do respeito e da lealdade, ela pode transmitir calma e segurança. Quando utilizado em tons mais escuros, pode denotar seriedade e confiança. Se a ideia é produzir um ambiente harmônico e tranquilo, aposte no azul.
 
Verde
 
Conhecido como a cor da esperança, o verde, assim como o azul, remete à tranquilidade. Prosperidade, harmonia e saúde também podem estar associados a ela. Se combinada a cores mais quentes como laranja, vermelho e amarelo, pode transmitir equilíbrio, além de combinar perfeitamente com eventos rústicos.

Rosa

 
Considerado o queridinho do momento, o rosa é a cor do carinho, sensualidade, suavidade e fragilidade. Um evento com tons de rosa como base ganhará um ar romântico, delicado e maduro ao mesmo tempo.
 
Amarelo
 
Associado à alegria, o amarelo representa a gratidão, felicidade e cuidado. Cor ideal para quem quer uma festa animada e cheia de alegria, já que ele irradia luz, calor e estimula a criatividade, carregando consigo o poder de aquecer ambientes pesados, mandando embora a tristeza e melancolia.
 
Roxo
 
Misterioso, o roxo está ligado ao misticismo e à espiritualidade. Cor tendência de 2018, o tom e suas nuances “purificam” os ambientes, levando embora todos os sentidos não agradáveis.

Laranja

 
Se você quer uma festa com entusiamo e vitalidade , aposte nessa cor. Ela equilibra as energias física e mental e pode proporcionar aos convidados uma sensação de bem estar e leveza, além de entusiasmar a todos.
 
Branco
 
Todos sabem que o branco transmite paz e tranquilidade e, além de ser referência para a pureza, o ideal é misturá-la a outra cor para não deixar o ambiente monótono ou com a sensação de “frieza”. A combinação de qualquer outro tom ao branco é garantia de acerto.
 
Vermelho
 
Quente, o vermelho passa a ideia de energia, paixão e amor. Estimulante, ele carrega consigo a sensação de vigor e pode aumentar a autoestima, além de remeter à sensualidade e ousadia. Só é bom se atentar ao equilíbrio do tom com outros, pois vermelho em demasia pode pesar o local.
 
Marrom
 
Responsabilidade, seriedade e conforto. São essas as características das sensações que o marrom imprime. Além disso, pode estar diretamente ligado à simplicidade. Junto com uma cor mais viva, como amarelo ou vermelho, ele pode ser utilizado em eventos durante o dia, sem perder a elegância e sofisticação.
« Voltar

Comentários

× Como posso te ajudar?