Blog da Joie

« Voltar

Paleta de cores do casamento – Como decidir?

Buquê de flores em azul, roxo, rosa e folhas verde-oliva com paleta de cores destacada ao lado. Quer ajuda para definir a paleta do seu casamento? Confira dicas preciosas no blog da Joie Decor!

28 de agosto de 2017 . Por Joie

Escolher o vestido perfeito, as alianças, o que será servido no jantar e o salão de festas podem parecer as prioridades na horar de planejar um casamento, especialmente por quem pouco conhece essa área. Nada disso pode ser definido, entretanto, enquanto os noivos não decidirem qual será a paleta de cores da cerimônia. Será difícil definir outros pontos importantes da festa, como a decoração, as flores e até o horário, antes de se determinar as cores que devem estar presentes no ambiente.

A primeira dica para definir a paleta de cores que vão predominar no seu casamento é usar a seu favor a escala Pantone, sistema utilizado na indústria gráfica. A Pantone renova sua paleta de cores anualmente, e desde 2000 lança uma cor que será considerada a cor para o ano seguinte, baseada em pesquisas para entender o sentimento geral e as tendências do meio.

 

Buquê de flores em azul, roxo, rosa e folhas verde-oliva com paleta de cores destacada ao lado. Quer ajuda para definir a paleta do seu casamento? Confira dicas preciosas no blog da Joie Decor!

 

Em 2016 a cor do ano foi o Quartzo Rosa, que transmite serenidade. Já em 2017 o Greenery, definido como tom fresco, moderno e amarelo-esverdeado, é a cor do ano e vem sendo utilizada em larga escala nos casamentos. A cor é considerada natural e neutra, lembra folhagens novas e a exuberância da vida ao ar livre e a vontade de respirar profundamente, oxigenando e revigorando.

 

Compilado de imagens de casamentos utilizando o Greenery da Pantone.

Greenery em alta nos casamentos!
Imagem: Reprodução / Google.

 

É claro que você não precisa necessariamente se inspirar na cor do ano para definir a paleta de cores do seu casamento, em especial se deseja algo mais clássico e atemporal. A escala Pantone é apenas uma referência, que facilita muito a escolha das cores primárias, secundárias e terciárias, além de ajudar no trabalho dos confeiteiros, decoradores e costureiros sobre qual o tom exato que devem atingir.

Confira outras dicas para escolher a paleta de cores do seu casamento:

 

1. Defina onde deseja se casar e qual horário

 

Um salão rústico, com tons de dourado e marrom, não daria certo com vermelho e prata, por exemplo, ao mesmo tempo que um casamento às 10h da manhã não combina com tons metálicos ou muito chamativos.

Mesmo que já tenha uma cor em mente, o ideal é que sejam decididos primeiro o local da festa e o horário da cerimônia. Assim você poderá adaptar as cores ao espaço sem que a decoração fique sobrecarregada.

 

2. Trabalhe sua paleta de cores na escala de tons

 

É possível trabalhar com apenas uma cor, mas a decoração ganha muito quando se combina mais de um tom na mesma paleta. Se você escolhe azul, por exemplo, pode pensar entre três e cinco tons na mesma paleta para unificar os ambientes e tornar a decoração mais criativa.

 

3. Fuja do convencional

 

Também não é obrigatório combinar tons de azul apenas com azul ou cores quentes apenas com cores quentes. Paletas de cores completamente opostas podem se complementar, principalmente em casamentos mais modernos.

Em ambas as situações, utilize o círculo de classificação das cores, que as divide em primárias, secundárias e terciárias, pode ajudar. Para combinar os mesmos tons basta trabalhar as cores que estão lado a lado no círculo, e para combinar tons opostos basta seguir na direção oposta ou até adicionar uma cor presente em cada lado do círculo.

Muito complexo? Use a tecnologia em seu favor! Este aplicativo de design pode te ajudar na harmonização de duas até quatro cores. Divirta-se!

 

4. Pense nos outros elementos

 

Textura e iluminação também devem ser levados em conta na hora de decidir a paleta de cores. Algumas cores podem ficar muito fortes para um casamento ao fim da tarde ou muito apagadas à luz de velas. Ao mesmo tempo, o uso de diferentes tecidos e materiais pode trazer outra visão sobre as cores escolhidas.

Cores definidas? Vamos à organização do seu casamento? Leia nosso artigo com dicas simples e muito úteis sobre planejamento da cerimônia!

« Voltar

Comentários

× Como posso te ajudar?