Blog da Joie

« Voltar

Tudo que você precisa saber sobre festa de 15 anos

Fundo liso, rosa bem claro, ornamentado com elementos coloridos de festa como confetes, brilhantes, bolo e champanhe, e um "meus 15 anos" escrito ao meio, simbolizando a festa de 15 anos.

21 de agosto de 2018 . Por Joie

Seja moderna, romântica, simples, luxuosa, tradicional ou religiosa, a festa de 15 anos merece ser celebrada com estilo ao lado das pessoas mais queridas, com direito a lágrimas de emoção, muitas risadas e toda a pompa que eventos importantes pedem.

Afinal, assim como uma festa de formatura ou até de casamento, a festa de 15 anos vai ficar eternizada na memória da adolescente, que está prestes a viver novas experiências.

Mas vamos com calma, porque até o dia do evento tem muita coisa para organizar! Conheça cada detalhe dessa festa especial, desde a simbologia até as tendências para os próximos meses.

 

História da festa de 15 anos

A palavra debutante, também usada para designar esse tipo de festa, vem do francês debutanté, que significa “iniciante” ou “estreante”. Nada mais justo, afinal, o evento marca o início da vida adulta e a despedida da infância.

A tradição surgiu no século XIX na Europa, quando a mulher era educada para servir à casa, ao marido e aos filhos.

Os 15 anos eram considerados a idade em que as mocinhas eram maduras o suficiente para começar a própria família, então os nobres organizavam festas luxuosas para apresentar a garota à sociedade e sinalizar que os pretendentes podiam se apresentar.

Vale lembrar que a grande maioria dos casamentos eram arranjados, portanto a festa de 15 anos não era exatamente um evento alegre para a menina. As famílias se esforçavam para fazer uma festa luxuosa e indicar que podiam pagar um bom dote ao noivo.

A tradição se espalhou pelo mundo e é mais comum nos países da América Latina, principalmente México, onde é chamada de quinceañera. Sabemos que os tempos são outros, mas o baile de debutante ainda é um sonho para grande parte das adolescentes modernas.

 

Simbologias do baile de debutante

O mundo mudou, as festividades também, mas alguns simbolismos se mantêm intactos nesse rito de passagem tão especial.

O principal é o uso de dois trajes. Primeiro, a menina usa um vestido curto com detalhes infantis. Durante a festa ele é trocado por um modelo longo e mais adulto.

É nesse momento que ela “se apresenta” como mulher para a sociedade e dança a valsa com o pai ou o homem que represente a figura paterna em sua vida. Às vezes ela também escolhe outro homem para dançar, como um irmão ou primo.

Após a valsa, a família presenteia a garota com uma joia ou sapato de salto alto, representando sua entrada na vida adulta. Hoje em dia esse momento também marca a abertura da pista de dança.

Outras tradições não tão comuns, mas que ainda são adotadas em algumas festas, são a passagem da boneca, na qual a aniversariante segura uma boneca e recebe um buquê de flores em troca, e os 15 casais ou 15 meninas, que acompanham a debutante e formam um corredor antes da valsa.

 

Como organizar a festa de 15 anos?

Planejamento é essencial para garantir que essa data tão importante seja marcada por bons momentos.

Não pense que organizar uma festa de debutante é mais simples do que uma festa de casamento: é preciso correr atrás de fornecedores, lembrancinhas, espaços, buffet, decoração e definir a lista de convidados da mesma forma e com antecedência.

Confira um passo a passo do que você precisa para organizar uma festa de 15 anos perfeita. O ideal é começar os preparativos entre oito e seis meses antes do evento.

 

Jovens amigos juntos em festa, cantando em microfones.

 

  1. Orçamento

Você precisa estabelecer um limite de gastos antes de pesquisar preços, referências e ideias. Se possível, coloque uma “margem de erro” do quanto pode gastar a mais em caso de imprevistos, mas é importante se manter dentro do valor inicial.

 

  1. Data

No geral, a festa é realizada no mesmo dia ou próxima ao aniversário da debutante, mas ainda assim é necessário definir uma data – principalmente se você vai buscar salões, que exigem reserva antecipada.

 

  1. Estilo

Algumas meninas preferem manter toda a pompa tradicional, no maior estilo princesa, enquanto outras preferem algo mais simples. Tem até que curta uma festa a fantasia ou temática! O importante é que o evento tenha a cara da aniversariante.

 

  1. Lista de convidados

A festa de 15 anos é da adolescente, e por isso a prioridade devem ser seus convidados, principalmente amigos da escola, do clube, do balé, do futebol, etc. Só depois deles devem ser inclusos amigos dos pais, parentes distantes, entre outros.

 

  1. Cotação de preços e fornecedores

Essa é a parte mais trabalhosa e mais importante. Peça dicas para quem já realizou eventos do tipo, busque assessoria especializada, visite locais, experimente a comida e não tenha vergonha de negociar um valor justo para você e o contratado.

 

  1. Vestido, sapato, maquiagem e penteado

Aí sim, uma parte que dificilmente a menina não vai gostar! Por volta de três meses antes da festa, comece a procurar os modelos do que deseja usar nesse dia tão importante, e não se esqueça de levar as referências às lojas, maquiadores, cabeleireiros e costureiras para que tudo combine entre si.

 

  1. Escolha atrações especiais

A festa deve ficar marcada por pontos positivos, e é bacana chamar uma atração musical ou um DJ especializado para fazer uma festa de arromba.

Há quem leve ainda cabines de fotos, carrinhos de algodão doce e brigadeiro, bartenders para preparar bebidas com e sem álcool, jogos de videogame e outras diversões.

 

Tendências para decoração e estilo

Se sua ideia é investir em uma festa nos próximos meses, aposte nos tons metálicos para decoração e uma pegada bem tecnológica e moderna, que tem tudo a ver com os jovens.

O estilo balada chique é certeiro e agrada a todos, principalmente aqueles que detestam roupas sociais. As meninas estão mais preocupadas com o conforto do que em parecer “princesas”, então não estranhe se ver várias jovens de vestido e tênis.

Música eletrônica, pop e funk são a preferência dessa garotada. Esqueça os clássicos dos anos 80: é hora de contratar MCs, DJs e bandas especializadas nesse tipo de playlist para festa de 15 anos.

 

Vamos organizar juntas a sua festa de 15 anos? Entre em contato!

« Voltar

Comentários

× Como posso te ajudar?