Blog da Joie

« Voltar

De onde surgiu e qual o papel da dama de honra?

Noiva e trio de damas de honra deitadas e cercadas de buquês. Você sabe qual é o real papel da dama de honra? Confira no blog da Joie Decor!

2 de outubro de 2017 . Por Joie

Se tem uma figura feminina capaz de chamar a atenção no casamento além da noiva essa figura é a dama de honra. Seja ela criança, adolescente, jovem ou adulta, seu papel na cerimônia pode parecer decorativo para quem não está envolvido nos preparativos, mas ela costuma ter uma função muito importante – afinal de contas, o “honra” no seu nome não é por acaso.

 

 

Noiva e trio de damas de honra deitadas e cercadas de buquês. Você sabe qual é o real papel da dama de honra? Confira no blog da Joie Decor!

Imagem: v.ivash / Freepik

 

Entendendo o significado da dama de honra

 

Há dois tipos de dama de honra: aquela cuja função é mais simbólica e participa apenas da cerimônia religiosa do casamento e aquela que auxilia a noiva em todo o processo, desde a organização do chá de cozinha ou chá bar até o apoio moral naqueles momentos de estresse. Normalmente a primeira é uma criança de até nove anos, enquanto a segunda pode ser a melhor amiga, a irmã, a prima ou uma pessoa muito querida da noiva.

No Brasil, a tradição sempre foi a daminha de honra, uma criança com um vestido semelhante ao da noiva (por isso também o apelido de noivinha) e que carrega uma cesta com pétalas de rosas, que vão sendo espalhadas durante o cortejo da cerimônia. Ela entra antes da noiva e pode arrancar suspiros dos convidados.

O único porém é que crianças são imprevisíveis, e assim como a sua dama de honra pode amar a ideia e se divertir com a função, ela também pode se assustar com a quantidade de convidados e chorar, ficar emburrada ou não saber o que fazer.

Por isso, se você pensa em colocar uma criança como dama de honra o ideal é que ela seja treinada, pratique a função com meses de antecedência e haja muita conversa para que não se apavore na hora; os pais podem ficar próximos ao altar para incentivar a menina durante a caminhada.

Já as damas de honra adultas, chamadas de bridesmaids nos Estados Unidos, são mais tradicionais nos EUA e Europa, mas vem chegando aos poucos no Brasil. Elas também entram na cerimônia antes da noiva, mas seu trabalho começa muito antes, já que costumam acompanhar a noiva na escolha do vestido, maquiagem e cabelo, opinam na decoração, colaboram com os preparativos e passam o Dia D com ela antes do casamento.

O número é escolha da noiva, mas o ideal é que sejam no máximo quatro. Os modelos das roupas geralmente são iguais ou, pelo menos, no mesmo tom, para identificá-las e também para ornar nas fotos e em toda a decoração do casamento.

 

De onde veio a dama de honra

 

Auxiliar na organização do casamento sempre foi a principal responsabilidade da dama de honra, que surgiu por volta do século V, quando os anglos, saxões e jutos que viviam na Inglaterra creditavam a ela o suporte para a noiva.

No dia da cerimônia, durante a antiguidade romana, o casal era acompanhado até a igreja por um grupo de pessoas com roupas iguais e com a mesma idade. Dessa forma, os maus espíritos não poderiam identificar o par que estava se casando, e consequentemente os noivos estavam protegidos.

Interessante, não é? E quanto à tradição de se casar em maio? Você sabe de onde isso surgiu? Confira no nosso artigo sobre o mês das noivas!

« Voltar

Comentários

× Como posso te ajudar?