Blog da Joie

« Voltar

Bem casado – De onde surgiu a tradição?

Bem casados embalados em papel brilhante e fita de cetim. Conheça a história do bem casado no blog da Joie Decor!

27 de novembro de 2017 . Por Joie

Alguns elementos são essenciais no casamento tanto pela sua beleza quanto pela simbologia que carregam, mas o significado muitas vezes não fica claro nem para os noivos e nem para os convidados. O bem casado é um exemplo claro disso.

Servido geralmente no fim da festa, o bem casado tem o nome bonito associado à felicidade dos pombinhos, mas qual a lógica em chamar uma massa com doce de leite por esse nome? E afinal, o que faz com que ele seja símbolo das festas de casamento e não outro doce, como o camafeu ou brigadeiro?

 

Bem casados embalados em papel brilhante e fita de cetim. Conheça a história do bem casado no blog da Joie Decor!

 

Conhecendo a simbologia do bem casado

 

Bom, comecemos pelo fato de que o doce, também chamado de casadinho, veio diretamente de Portugal e se popularizou por aqui graças à colonização lusitana. Recheado com doce de leite ou baba de moça, a massa é de pão de ló, sendo que no Brasil ela costuma ser mais leve do que a feita pelos portugueses.

O pão de ló forma uma espécie de sanduíche junto do recheio e essa junção simboliza a união e o compromisso mútuo do casal. É a união de duas metades, que juntas formam um doce que proporciona felicidade em cada mordida.

E se os noivos encontraram sua cara metade e estão felizes com isso, por que não desejar que seus convidados também vivam esse momento? Assim, o docinho se tornou um símbolo das festas de casamento e é muito comum distribui-lo como lembrancinha aos presentes.

 

Como encomendar bem casado

 

Claro que um doce tão especial merece uma apresentação diferenciada. Geralmente os bem casados são embalados em papel crepom e amarrados com fitas de cetim, mas tecido, renda e caixinhas de papel e madeira também são opções.

É recomendado contar entre duas e três unidades por convidado, pois embora seja mais comum levar o doce para casa algumas pessoas consomem durante a festa e há quem faça as duas coisas (como julgar, não é?).

A única desvantagem do bem casado é o preço: enquanto uma unidade de brigadeiro, por exemplo, vai custar no máximo R$ 2 a unidade, o casadinho pode custar até R$ 10 a unidade dependendo do recheio escolhido – Nutella, nozes e avelã também estão em alta.

E por falar em doces, o que mais deve estar presente na mesa do bolo? Confira nossas dicas de doces para casamento!

« Voltar

Comentários

× Como posso te ajudar?